3 ações - além de contratar um seguro auto - que mantêm o seu carro em segurança
Data da postagem: 17/03/2020
3 ações - além de contratar um seguro auto - que mantêm o seu carro em segurança
A primeira ação de segurança e proteção ao carro recomendada a quem adquire um veículo é contratar um seguro.
Afinal, todos os recursos que serão elencados a seguir funcionam para deixar o seu carro mais seguro.
No entanto, nenhum deles é 100% garantido por uma razão óbvia: é impossível controlar absolutamente tudo – desde o risco sempre presente de uma colisão até a ação criminosa contra o seu veículo.
Em outras palavras, exemplificando, mesmo que você siga todos os cuidados listados a seguir e mais alguns, ainda assim, algum ladrão pode conseguir furtar o seu carro.
Este exemplo deixa claro por que a melhor alternativa de segurança para o seu veículo sempre será a contratação de um seguro auto.
Especialmente se considerados os altos índices de roubos nas grandes cidades e o fato de o Brasil possuir um dos trânsitos mais violentos do mundo.
Portanto, pense nisto: estar amparado por um seguro auto é a única maneira plenamente segura de não arcar com os prejuízos de maneira solitária.
Ainda assim, tomar alguns cuidados acessórios é muito importante para manter o carro em segurança.
Atenção então para estas três ações que são verdadeiras dicas de como cuidar do seu veículo.
Previna-se contra roubos e furtos
Para evitar roubos e furtos, muitas ações de prevenção podem ser tomadas, como travar as portas, fechar as janelas, estacionar em áreas iluminadas e não deixar objetos visíveis nos bancos do carro.
Se possível, é recomendável também instalar um sistema de rastreamento, bem como um sistema imobilizador de veículo.
Já estes dispositivos custam bem menos e contribuem decisivamente com o propósito de se evitar roubos e furtos do seu veículo. São eles: alarme audível e dispositivo antifurto.
Além disso tudo, a dica fundamental para se prevenir de roubos e furtos ao seu carro: esteja sempre alerta, checando o entorno do seu veículo ao entrar e sair dele, no estacionamento.
Pratique a condução defensiva
Além do seguro auto e das ações que previnem contra roubo e furto, há outra forma de manter o seu veículo em segurança: praticar a condução defensiva.
A imprudência do motorista, aliada à falta de atenção e excesso de confiança, são as principais causas de colisões e acidentes de trânsito.
Portanto, seja sempre diligente ao volante, especialmente nestas situações: ultrapassagem, chuva, nevoeiro e condução noturna.
É importante também, para uma condução defensiva, manter distância do veículo que vai à sua frente, bem como não permitir que motoristas dirijam “colados” à sua traseira. Dê passagem.
Finalmente, os faróis. Uma condução defensiva requer responsabilidade quanto ao uso do farol.
Sempre que estiver utilizando luz alta e vier um carro em sentido contrário, reduza o farol.
Caso o outro veículo também esteja de luz alta, pisque rapidamente os faróis do seu veículo, para informá-lo disso.
Não faça guerra de luzes. Dê o exemplo.
Conserve a mecânica do seu carro
Neste caso, embora a dica se destine a manter o seu carro em segurança, é certo que se seguida à risca, trará outra vantagem ao seu veículo, elevando consideravelmente a vida útil dele.
E não são poucas as ações que contribuem com a conservação da mecânica do seu carro, a partir de manutenções simples que podem ser realizadas no dia a dia mesmo.
Portanto, confira a vida útil do óleo; troque os filtros de óleo, ar e combustível; fique atento ao limite de giros; não deixe o carro parado por muito tempo; cuide dos freios; atente-se para a manutenção do motor.
Seguir essas recomendações evita dores de cabeça e principalmente idas ao mecânico e carro parado por dias causado por defeito ou pane mecânica.
Gostou das dicas para manter o seu carro em segurança, além da contratação de um seguro?
Então que tal seguir todas as recomendações, inclusive a de garantir cobertura de seguro ao seu veículo?
Conheça mais sobre a Saga Seguros, conversando por aqui com um dos nossos consultores.